Início > Notícias > Eco-condução: conduzir de forma segura e sustentável

Eco-condução: conduzir de forma segura e sustentável

Zoom 5-city-pack-colvert_727142-v2_1.webp

É possível combinar a mobilidade autónoma com o seu veículo privado sem prejudicar o ambiente? Entre as soluções que estão a surgir, a Eco-condução é a que está a ganhar mais destaque. Os carros sem carta da AIXAM são uma excelente representação desta nova condução sustentável, autónoma e segura. Porque a nossa marca não é apenas líder no fabrico de quadriciclos ligeiros, mas também no seu compromisso de cuidar do planeta.

O que é a Eco-condução?

O conceito de Eco-condução teve origem em países como a Finlândia e a Suíça no início do século XXI. Em Portugal, poderíamos traduzi-lo como condução eficiente, ou seja, uma forma de estar ao volante de qualquer veículo. Os princípios deste tipo de condução são o controlo, a redução e a poupança de combustível, ao mesmo tempo que se melhora a segurança e se reduzem os riscos a que os condutores estão expostos.

Naturalmente, a consequência da aplicação da condução ecológica é que também limita a emissão de gases poluentes e contribui para a proteção do ambiente. Mas, além disso, estes padrões de condução beneficiam-no diretamente, porque gasta menos combustível e porque a vida útil dos veículos é prolongada.


Basicamente, no que diz respeito ao condutor, estas são as principais diretrizes de condução ecológica a adotar. Lembre-se que uma condução eficiente pode reduzir o consumo de combustível até 30%.

- Conduzir com suavidade, evitando mudanças bruscas de velocidade, travagem e aceleração.

- Adaptar as mudanças, tendo em conta que as mudanças baixas consomem mais combustível do que as mudanças altas.

- Mantenha uma distância de segurança adequada, para que tenha mais tempo de reação e não tenha de travar bruscamente.

- Desligue o motor do carro quando fizer uma paragem prolongada.

- Evitar velocidades elevadas.

- Minimize o efeito de resistência aerodinâmica que aumenta o consumo de combustível. Por exemplo, evite conduzir com as janelas abertas.

- Cuide dos pneus para garantir que têm a pressão correta e estão em bom estado.

- Efetuar controlos de manutenção na altura certa.

- Reduzir o peso - quanto mais leve for um veículo, mais combustível consome.

Vantagens da condução ecológica com os quadriciclos AIXAM

Na AIXAM apoiamos todas as medidas que promovam uma mobilidade mais ecológica e sustentável. Mais ainda, como é o caso da Eco-condução, quando reforçam simultaneamente a segurança do condutor, outra das nossas prioridades.

E fazemo-lo ativamente, porque já melhorámos os motores de combustão dos quadriciclos da AIXAM:

- Os veículos a combustão com licença zero da AIXAM têm motores eficientes em termos de consumo de combustível (3,10 l/100 km).

- Estes motores diesel foram otimizados para reduzir as emissões poluentes (80 g/km). Mais uma vez, com esta medida, a AIXAM é pioneira, uma vez que este valor está em conformidade com os requisitos da norma Euro 5, que entrará em vigor em 2025.

 

A gama e-AIXAM 100% elétrica está também em plena sintonia com a filosofia Eco-driving. As suas baterias de lítio:

- Têm um ciclo de autonomia mais longo (130 km*).

- São totalmente carregadas em 3 horas e 40 minutos, reduzindo assim o consumo de eletricidade.

- A sua vida útil é mais longa, cerca de 10 anos em perfeitas condições. Isto é importante porque reduz a produção de resíduos.

É possível conduzir de forma eficiente com os veículos da AIXAM?

Já demonstrámos que os veículos sem licença AIXAM cumprem tecnicamente os requisitos de uma mobilidade sustentável e segura, sem perder a sua autonomia e conforto. Para além disso, o seu desempenho ajuda-o a conduzir de acordo com as diretrizes da Eco-driving:

São fabricados em alumínio, um material leve que reduz o consumo de combustível.

O para-brisas panorâmico e os espelhos retrovisores reguláveis melhoram a visibilidade e ajudam-no a manter distâncias de condução seguras.

 

O sistema ABS proporciona uma travagem mais suave, mesmo nas piores condições de estrada.

O limite de velocidade é de 45 km/h em qualquer quadriciclo, o que torna estes veículos ideais para a condução ecológica.

A condução ecológica é uma opção de mobilidade concebida para satisfazer todas as necessidades dos condutores do século XXI, com a prioridade de cuidar do ambiente. Contacte a nossa rede de concessionários e saiba mais sobre os veículos sem carta da AIXAM. Os nossos quadriciclos respondem a este novo conceito e são também a ferramenta perfeita para alargar este compromisso de condução eficiente às gerações mais jovens, uma vez que podem ser conduzidos pelos condutores mais novos, a partir dos 16 anos.

09/02/2024